27/01/2012

Cadáver humano: da morte à decomposição.



Na verdade, para falarmos sobre decomposição de cadáveres devemos percorrer um longo caminho. Começamos com um exemplo: Se uma pessoa e sequestrada, levada até um local de mata fechada e morta, o que aconteceria como o cadáver? Suponhamos que ninguém localizou o corpo:

As primeiras horas.

Algor Mortis.
O coração para de bater, sem oxigênio as células morrem. As primeiras são a cerebrais, dentro de três à sete minutos. A temperatura média do corpo, de 37°, cai de um a dois graus por hora (algo mortis), até chegar à temperatura ambiente. O calor corporal é produzido por processos metabólicos e é destribuido pelo sangue, como esses processos e a circulação sanguínea não ocorrem mais, a temperatura corporal vai gradualmente caindo. Muitos fatores interferem no resfriamento do cadáver, como por exemplo o ambiente onde o corpo está: um corpo esfria mais rapidamente em um ambiente úmido e fresco do que em ambiente seco e quente. Outra questão importante é as vestimentas do morto. Alguns tipos de tecido podem conservar calor com mais facilidade e isso pode retardar um pouco o resfriamento. Corpos com menos gordura e com menor massa esfriam com mais facilidade, isso devido ao isolante térmico natural que é a gordura. A temperatura do corpo no momento da morte e o que levou a pessoa a morte também pode fazer diferença. Uma pessoa que morre com febre demora mais a esfriar do que alguém que morre de frio.


Pallor Mortis.

É a descolorização da pele. A pele se torna pálida e perde a elasticidade. Ela acontece devido à perda de sangue nos capilares e veias, que escorrem para baixo. O Pallor Mortis ocorre em poucos minutos após a morte e é mais visível em caucasianos.

 
A palidez cadavérica (Pallor Mortis) é visível nesse corpo


Tache Noire.
Ocorre na córnea, e pode ser observado até dois dias após a morte. tache Noire ocorre quando as pálpebras do morto permanecem abertas, formando uma mancha inicialmente amarelada, mas que vai atingir tons de vermelho escuro e preto.

Tache Noire.



Rigor Mortis.
Cerca de três horas após o óbito, depois da flacidez inicial, os músculos voluntários e involuntários começam a tomar forma rígida, é o processo conhecido como Rigor Mortis, ou rigidez cadavérica. Em vida, os movimentos musculares ocorrem graças às proteínas Actina e Miosina em conjunto com moléculas de ATP (Triofosfato de adenosina). como o oxigênio não está sendo fornecido às células, o ATP é mantido somente para a divisão anaeróbica de glicogênio. O Rigor Mortis pode ocorrer dentro de três horas após a morte, e dura, em média, de 24 a 48 horas. Geralmente, os músculos menores, como pálpebras, músculo da mandibula e do pescoço se enrijecem primeiro. A temperatura ambiente pode interferir na rigidez. Em lugares quentes o rigor mortis ocorre mais rapidamente e dura menos tempo, já em ambientes muitos frios ele pode nem acontecer.


Cadáver de um jovem em estado de rigor mortis.


Após a morte, os lábios e língua se ressecam e escurecem.



Livor Mortis.
O Livor Mortis ocorre quando o sangue começa, devido à ação da gravidade, a acumular nas partes mais baixas do corpo (isso varia conforme a posição do cadáver), causando a descoloração de algumas áreas e uma coloração avermelhada ou roxeada em outras. O livor mortis começa de meia à duas horas após a morte e se dá por completo por volta de 24 horas. Os orgão internos, como fígado e pulmões, também apresentam essa aparência. Qualquer pressão exercida sobre o tecido pode interromper a gravitação de sangue e assim, qualquer toque na área onde o sangue acumulou pode provocar uma mancha pálida.


Livor mortis: a diferença na coloração de pele é visível.


Ao ser pressionada, a pele afetada pelo livor mortis volta a sua coloração normal, deixando manchas pálidas.

Pulmão em estado de livor mortis.


Morte Molecular.


A partir daí, começa a segunda fase, onde o cadáver começa a ser decomposto.

Putrefação.
O corpo começa a apodrecer e se desintegrar gradualmente. Após o cessar das atividades circulatórias, o sistema imunológico vai gradualmente morrendo, até desaparecer por completo, deixando assim as portas abertas para a ação de bactérias. O processo de putrefação é marcado por fatores,como temperatura e umidade. O primeiro sinal da putrefação é o descolamento, flacidez e a alteração na cor da pele entre marrom-avermelhado (inicialmente,devido a explosão de uma carga de hemoglobina) e esverdado, marrom ou cinza. O corpo começa a produzir gazes como dióxido de carbono, metano, amônia (principalmente nos pulmões, que é expelida pelo nariz e evapora) e dióxido de hidrogênio; também são produzidos compostos orgânicos,como ácido butírico e mercaptanos. Há também produção de aminas mais pesadas que o ar, como a cadaverina e a putrescina. Tudo isso é responsável pelo cheiro nauseabundo caracteristico. Insetos, como moscas e besouros, são atraídos pelo mau odor, e pousam sobre o corpo para depositar ovos. Esse ovos eclodem em larvas, que se alimentam de carne pútrida, porém ele necessitam de oxigênio e ficam mais expostas. O pâncreas se auto-destrói e alguns tecidos se liquefazem. 


Cadáver em putrefação com pele em tom marrom.

Cadáver em putrefação com a pele da palma da mão descolando.

Ovos de moscas em um cadáver.

Larvas de moscas ainda jovens.

Ação das larvas em um cadáver quase esquelético.
O tecido adiposo e convertido em oléico, ácido palmítico e esteárico. o coração se torna flácido; o cérebro e o fígado se estufam, devido a ação de gazes.Posteriormente, o cérebro se liquefaz, tomando a consistência

Cadáver pútrido.

Ação de larvas no mesmo cadáver.

As larvas se depositam, em sua maioria, na boca do defunto.



O mesmo cadáver em avançado estado de decomposição.


Corpo em decomposição na água.

Depois que todos os órgãos, músculos e tecidos são destruídos, começa o processo de ossificação.


Bactérias atacam.
Como todo corpo está em desequilíbrio e não há mais fornecimento de energia, alimento e oxigênio, as bactérias que habitam naturalmente a flora intestinal buscam sua própria sobrevivencia. para isso, elas invadem outros tecidos, e ajudam a destruir
o corpo onde elas mesmas habitaram.

Saponificação.
 As vezes, devido á acidez excessiva, as bactérias não conseguem terminar o seu trabalho durante a quebra dos lipídios por hidrólise. A gordura corporal se converte em uma massa espessa, chamada adipocera.A saponificação é quase uma forma de preservação natural, sendo mais comum em pessoas obesas. Mas é raríssima de ocorre, e requer um ambiente com calor extremo e muita umidade. Além da ação de uma bactéria específica, o Clostridium welchii. A adipocera se forma no tecido subcutâneo do corpo e conserva músculos, tecidos fibrosos e nervos. Pode ocorrer de 5 a 6 meses, e o cadáver pode durar anos nessas condições.


Cadáver saponificado bem conservado.


Cadáver encontrado no interior de um barril em um rio parcialmente saponificado.
Mumificação.
Outro processo post-mortem, que atrasa a ossificação, é a mumificação. A mumificação é quando o couro corporal encolhe, adquirindo aparência de papiro. Os ossos ficam envoltos em uma massa de pele e tendões secos. A mumificação também depende de temperatura e umidade. Ocorre após processo e saponificação e mantém as caracteristicas anatômicas do morto.

Corpo de vítima de assassinato mumificada.
Esqueletização.
O último processo é a ossificação. O cadáver perde totalmente a umidade, agora só resta ossos, couro e pelos. Como todos os processos acima, a ossificação depende de fatores como temperatura e umidade do ambiente. A ossificação pode durar anos (e bota anos nisso), e agora o cadáver é habitado por besouros e lacraias em busca de abrigo. Finalmente o cadáver desaparece.

Cadáver em processo de esqueletização.

Cadáver de gato em processo de esqueletização.

Cadáver quase em osso puro.

Cadáver totalmente em ossos limpos, neste caso, duas vítimas do serial killer sul-americano Pedro Alonso Lopes.

Bom, se fomos considerar que o corpo de nossa vítima hipotética do inicio do post passasse por todos os estágios acima (exceto saponificação e mumificação) Só seus restos mortais seriam encontrados, ou nem isso. Mas o que isso tem haver com crimes? resposta: tudo. É importante um perito forense analizar há quanto tempo o cadáver se encontra abandonado, isso pode ajudar na elucidação do crime.

Fontes:
http://h2g2.com/
http://emedicine.medscape.com
http://www.shroudstory.com
http://www.environmentalgraffiti.com
http://www.nlm.nih.gov 

88 comentários:

  1. Se o homem, pudesse refletir de vez em quando que não é o maioral na vida, e que sua existência é passageira, e aplicasse o coração na vida , vivendo com amor ao próximo e dedicando-se não somente a questão de bens materiais, mas as espirituais , assim poderiamos vivermos nesse mundo melhor, pois o que nos espera futuramente é incerto, somente DEUS, tem este mistério desvendado com ele e assim nenhum de nós ficaremos ilesos, mas fiel é DEUS que nos criou e sabe o dia da nossa partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. povos antigos criaram divindades para o próprio conforto, principalmente ao se depararem com tragédias e crueldades, como mortes violentas. Pensar que vai haver uma vida após a morte parecia um bom consolo para o caso de perder uma filha vitima de estupro e estrangulamento. Que pai é esse que deixa isso acontecer? só se for esse seu, místico, fantasioso e ineficaz.

      Excluir
    2. Esse papo de deus nada acrescentou nesse artigo. Que bobagem, vá pregar em outro lugar, não acredito que aqui tenha muitas mentes vazias para você encher com suas superstições.

      Excluir
    3. Foi a partir de "mentes vazias" que se chegou até aqui, gênio.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Cala tua boca idiota, e você é o dono da verdade, Senhor do universo? vc é mais um bosta comedor de arroz e feijão como todos nós que irá apodrecer e virar comida de vermes como todos nós, qual é a tua? não se pode mencionar o nome DEUS que é motivo pra chegar um lezado como vc, e atacar tal pessoa ... babaca

      Excluir
    7. E nós somos todos grãos de areia em todo esse maravilhoso universo criado por Deus. Falam que evangélicos são intolerantes, mas nenhum cristão pode se pronunciar porque já é motivo de revolta, é chamado de burro, de fanático e sei lá mais o que.
      Falando agora sobre o artigo, sempre tive curiosidade em saber como se dava esses estágios, e uma pergunta, e um cadaver que não ficou exposto à ação do tempo? Como será que fica?

      Excluir
    8. o fim é inevitável para todos nós , procuramos Deus não para esconder o nosso medo do fim , mas para salvação da alma

      Excluir
    9. Qual alma? O que seria isto senào um invento das religiões, tal qual espirito?

      Excluir
    10. quã é mais facil e saboroso ao ser humano destratar os outros por nao crer, crer crer em Deus é a base de toda a existencia, vc se não cre em Deus é considerado a aqueles jovens que o pai naturais dizem assim não va por ai pk vc vai se machucar e vc vai,nao entra na droga pk vc pode viciar e ficar numa situação degradante vc se droga etc etc assim somos nos com Deus ELE ESTA LA MAS NOS INSISTIMOS QUE NÃO ACONTECE COISAS DESNECESSARIAS A NOS NESTA VIDA O K FAZEMOS FALAMOS MAL UNS COM OS OUTROS DESTRATAMO-NOS E POR AI VAI QUANDO O QUE DEUS KER É NOS UNIR EM AMOR, PAZ, EQUILIBRIO. SE NAO EXISTE ALMA NEM ESPIRITO ENTAO MEU IRMÃO VC NÃO SENTE, NEM TEM CONSÊNCIA DO QUE É MAL OU BEM, O QUE ESTAS AQUI A FAZER VC NÃO EXISTE, REALMENTE É MAIS FACIL ACREDITAMOS NO QUE ACHAMOS SER SERTO DO QUE NOS PARECE IRACIONAL, A "RAZÃO" DO SER HUMANO ROUBA MUITAS COISAS DO QUE ELA PROPRIA NÃO CONSGUE EXPLICAR,ENTÃO EXISTE ESSE BATE BOCA.

      Excluir
    11. concordo.
      antes me apavorava, hoje não,
      para isto, assisti muito CSI
      que vai desvendando este lado,
      que insistimos em nao ver, que é a
      grande realidade.
      hoje vejo tudo e nda sinto,um processo
      natural,como a vida.

      Excluir
    12. Quanta ignorancia e arrogancia. Se tem alguém aqui que não crer, fique calado para não falar besteira. Que os vermes decomponham o cêrebro semeidiota de vocês.

      Excluir
    13. Achoo q isso não tem nada haveer com religiões e crenças ate pq um católico ou evangelico também passa por esse processo, q por sinal é natural do ser humano

      Excluir
    14. Se não acredita em Deus ..seu acéfalo,o problema é seu....
      não venha querer impor esse seu pensamento mesquinho que já está acuminado pelos vermes mesmo em vida!!
      Deus nós dá sabedoria e ensinamento para utilizarmos no nosso dia a dia. Sou auxiliar de necrópsia e ainda no ensino fundamental aprendi que nada se perde tudo se transforma. o único quadrupede aqui é você! e aonde eu puder falar de DEUS E JESUS eu vou falar. bom você não cair um dia na minha Mesa De Inox,ops você vai cair. ps:eu também,todos nós! então é bom você começar a repensar seu pensamento em vida. Deus são as coisas boas da vida,não um ser ilusório que você diz conhecer e que leu nos livrinhos de educação infantil!! já se fez uma pergunta? o que é o nada e o que é o tudo,e se não existisse o nada antes do tudo. no fim você acaba sem resposta,e no fim o que não tem resposta é DEUS!!!

      Excluir
    15. A mesma certeza que tenho que o ar existe mesmo sem o ver, é a certeza que tenho que DEUS também existe pois assim creio e sinto... Mas para aqueles que pensam que Deus é uma ilusão da cabeça dos crentes, leiam a bíblia e meditem um pouco naquela palavra, e se ainda assim não ficar convencido que Jesus tem o poder de te salvar se você CRER, então você vai passar por estas fases da decomposição e ainda vai ter uma terrível surpresa que vai durar para sempre! Mas Jesus ainda insiste : eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir aminha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo, apocalipse 3:20.

      Excluir
    16. Quanto mais vc estuda e pesquisa, menos acredita em deus. Esse assunto que muito me interessa não tem nada a ver com crenças. Vou publicar como anônima pois é um saco aguentar comentários dos que acreditam em historinhas.

      Excluir
    17. papo furado deus se existisse não iria ficar cuidando das mazelas humanas, escolhendo que dia cada pessoa iria ou morrer, nem se ele tivesse o mais potente de todos os computadores iria dar conta de vigiar a vida de cada pessoa isso é conversa fiada, pula de um prédio de 20 andares pra ver se aquele não vai ser o dia de vc partir

      Excluir
  2. Imagens fortes que faz nos refletir que a vida deve ser apreciada e vivida como se cada dia fosse o ultimo! Então tenha você em sua mente que ninguém é melhor que o seu próximo, independente de raça: branco, pardo, negro, indígena ou amarelo...Acima de tudo somos todos seres humanos e merecemos respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE,MAS TENHO MUITOOOO MEDO DE MORRER POR ISSO,E LÁ NO BURACO DERREPENTE ACORDAR...

      Excluir
  3. Muito massa!!!!!!!!
    Parabens é o processo natural do corpo humano.
    Se as pessoas soubessem que ninguem é perfeito e que quando morremos passamos por isso igual ao um rico ou pobre.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria! Conheci este blog fazem poucos dias. O teor é bastante investigativo. É de lugares assim que precisamos dentro da internet.
    Continue assim autor.

    ResponderExcluir
  5. Belas fotos. As larvas de moscas na boca do cadáver... simplesmente lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que vc está muito ancioso para passar por isso né ?

      Excluir
  6. o que me levou ter interesse nesse assunto foi o falecimento de meu irmão recente,achei muito interessante o blog,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. a morte é resultado do pecado de Adão e Eva toda humanidade terá que passar por isso,mas há uma esperança de ressurreição para aqueles que obtiverem conhecimento do verdadeiro cristianismo que jesus pregou aqui na terra,ainda há tempo estudem e apliquem a palavra de Deus,salmos 81:18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Adao e Eva oq, nao viaja... No proximo post vao mostrar a decomposiçao de fadas.

      Excluir
    2. Adão e Eva... que cara brincalhào...

      Excluir
    3. To axando que vocés dois acima são vermes que saíram da boca do finado. Deicha cada um com sua crença seu ateus de mente doente.

      Excluir
    4. Pelo amor criatura ! Volta para a escola! Assassinando o Português pqp!

      Excluir
  8. COMO DIZ ; William Shakespeare ..O tempo é algo que não volta atrás.
    Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
    Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...
    Desfrute com sabedoria cada minuto concedido pois a vida e preciosa!
    o corpo e apenas matéria não importa classe social ou cor, sentimos saudades de nosso entes queridos,mas a morte do corpo humano e um processo no qual todos nós temos certeza que iremos passar um dia,o que fica são os ensinamentos as lembranças dos bons momentos que se perpertua por uma vida inteira....

    ResponderExcluir
  9. Ms as larvas so são porque o cadaver foi infectado fora não foi? quando o corpo é colocado dentro do tumulo, lacrado tambem é assim decomposição da materia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O túmulo é lacrado mas não impenetrável....

      Excluir
    2. afffffffffffffffff quero ser cremada

      Excluir
  10. Corrigindo erro: MIOSE é contração pupilar. Então, no caso da história do Rigor Mortis, o correto seria Actina e MIOSINA. ;)

    ResponderExcluir
  11. E se o corpo for congelado? Quanto tempo pode durar e em que condições? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Todos viemos do pó, e ao pó todos nós iremos voltar, só não sabemos a data!
    Uma coisa que sempre tive dúvida: após a morte, o cérebro continua funcionando por no maximo 7 minutos; será que nesses poucos minutos, temos tempo ainda de pensar/raciocinar algo?
    Sobre esse papo sobre DEUS que surgiu: com certeza Deus existe, e nosso criador supremo pensou em absolutamente tudo, como por exemplo, colocou o sol a uma distância exata da Terra.
    Quanto a vida após a morte: o próprio ser humano é que traça o seu destino de acordo com as suas ações em vida, portanto faça por merecer!
    Medíocre aqueles que pensam que morreu acabou, pois são esses tipos de pessoas que mais aprontam em vida. Lembrem-se sempre: tem um lugar reservado para a alma/espírito dos justos,
    enquanto para os pervertidos a morte após a morte!
    Uma dica: um post sobre mumificação egípcia.

    ResponderExcluir
  13. esse conteudo foi de suma importancia para meus estudos muito obrigado gratoa todos q participaram diretamente e imderetamente para q esse conteudo em fosse postado na net par a nós estudantes de enfermagem.

    ResponderExcluir
  14. Como eu amooooooo, repito, AMOOO cadáveres, adorei saber todos os estágios! Muito lindo *--*

    ResponderExcluir
  15. Devido um amigão morreu ontem de infarto dia 07/12/2012 pensei em saber como ficaria após 48 horas. Estou perplexo. maridodealuguelbrumadinho

    ResponderExcluir
  16. TODOS VOCES AQUI IDIOTAS..... SE PREOCUPANDO COM ESSAS IDIOTICISES... VAO VIVER A VIDA ... FICAR PENSADO EM MORTE FAZ É ATRAIR ELA... SEUS FEDORENTOAS PODRES EM VIDA... MENTES MÁS E SADICAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não você tá enganado cara e bom ver esse tipo de coisa para que certas pessoas que se acham vejam que nos nesse mundo nada somos e nada temos e apenas uma passagem mas para quem nesse mundo pratica o bem há vida eterna junto a Deus e para quem nesse mundo o mau pratica na outra depois de deixar esse mundo morte eterna terá esta e minha opinião quem não gostou de ouvir a verdade que pena mais como nem Cristo agradou a todos porque será eu um mero mortal que agradarei pensem do Deus ele e o caminho da salvação e da vida eterna

      Excluir
    2. E você está fazendo o que aqui? Se está nesse site é porque está interessado (a). Nesse momento você está vivendo sua vida? Ou está aqui vendo essas fotos?

      Excluir
    3. Y como es que nos encontramos en el mismo sitio entonces ??? Alguien lo está amenazando?, o es usted el que escribe idioteces ?

      Excluir
  17. Ler sobre o assunto não é atrair a morte para si, mas é um isame de consiencia que o corpo não é apenas um corpo mas sim, um abitar do Espirito Santo de Deus, ele nos deu o folego de vida,por este motivo devermos cuidar do templo do Espirito Santo de Deus,que é o nosso corpo,mas o mais importante é cuidar da nossa alma,para que um dia possamos morar com Deus.Que Deus abençoe a dotos que for ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você plenamente.

      Excluir
  18. Faço necrópsia e cada dia me encanto mais e mais saber que nos modificamos todos os dias inclusive dia a dia após a nossa morte é fascinante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MUITO INTERESSANTE ESSE ESTUDO. TBM SOU TECNICO DE NECROPSIA E ADORO O QUE EU FAÇO...

      Excluir
  19. Não coloquem culpa em Adão e Eva, muito menos em pecado e muito menos em Jesus Cristo. Há milhões de anos já morriam humanos e dependendo das condições da morte e do ambiente todos passavam e passamos e passaremos por estes estágios de decomposição. Salvo obvio se formos cremados ou congelados etc e tal. Jesus Cristo pasou por aqui há mais de 2000 anos e nós já existimos há muito mais que issso. Ele foi e é um exemplo a ser seguido, mas ´foi como um Tiradentes à sua época. Um REVOLUCIONÁRIO e dida-se de passagem de respeito. Os mandamento do cristianismo deveriam, a meu ver, serem seguidos por todos os homens sim, caso o fizessemos não haveria tanto ódio e tanta guerra, nem tanto materialismo e despsrespeito e desigualdade, e isso basta para defender o Cristianismo. Saibam apenas que todos morreremos e não haverá fuga, pode-se apenas escolher apodrecer ou não? Pode-se virar cinza em pouco mais de uma hora após a morte, basta poder pagar.

    ResponderExcluir
  20. Achei muito interessante esse assunto, E com certeza todos deveriam ler sobre essa matéria...
    Só assim muitos dariam mais valor a vida.!

    ResponderExcluir
  21. adriano bento - londrina

    Para a natureza a morte não existe!
    Os átomos que ajudaram a compor as moléculas que compuseram seu corpo
    apenas se dissociam e vão formar outros corpos, outras coisas.
    A água que cai em forma de chuva ja caiu e voltou a subeir milhões de vêzes.
    Portanto, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
    Ou seja, você já pode ter sido o meu mijo e vice-versa.

    Sai dessa!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Carissimos isto que está escrito em cima pelo autor aborda a ciência não religião. Deixem os assuntos espirituais e religiosos ou as vossas crenças para comentar em outros bloggs. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é um ser espiritual dentro de um corpo fisico, ou seja vc tem uma alma pk creio eu que vc senti e tem emoções, e tem um espirito que te levou a crer que os assuntos abordados são de outra origem espiritual, então vc é um ser espiritual dentro de um corpo fisico, o corpo é so a vestimenta do seu ser espiritual que kuando da a morte fisica o espirito e a alma saiem da vestimenta, então tudo que envolve a existencia meu amado é espitual embora o ser humano não quer crer nisso mas é real pk quem criou tudo que existe foi Deus e a Biblia diz que Ele é espirito. O bom disto tudo é que todos nós iremos dar conta de tudo que fazemos aqui aqueles que um dia sabiam que tinham que aceitar Jesus Cristo para obter esclarecimento não o fizeram pk consideram iracional pensar em coisas que não vem, acharam absurdo Deus fazer parte de sua existencia, preferiram acreditar em mentiras vestidas de verdade do que na pura verdade pk lhes pareciam loucura... etc etc... cm diz o ditado "Deus não dorme" claro que não tudo esta patente aos seus olhos, para que o julgamento do mundo seja perfeito sem falhas.

      Excluir
  24. Meu Deus...o pó ao pó!

    ResponderExcluir
  25. O homem não é nada sem Deus! Se ele morrer sem Deus, morrerá a 2ª morte, que muito pior que essa, pois ele sofrerá, eternamente, com este mesmo aspecto miserável esquelético horroroso, onde o fogo e os vermes o atormentará pela toda eternidade! Caríssimos irmãos, pensem nisso e reflitam se vale a pena amar à Deus ou ao demônio. Fiquem todos com Deus e a Virgem Maria.

    ResponderExcluir
  26. Há tantos comentários sórdidos, desnecessário, com relação ao assunto. E com isso se percebe quão o ser é ignorante, prepotente, mesquinho. Julgar e criticar são coisas completamente diferentes e o que li são só julgamentos e ninguém tem o direito de julgar uma opinião que seja divergente ou contraditória a sua. E ninguém tem o direito de usar um deus em seu nome para querer impor um idealismo. Etnocentrismo é um termo antropológico que faz relação às pessoas que acham sua cultura (sendo ela, uma cultura crista, cientifica, ateia, agnóstica etc.) superior à outra. Só comentários sórdidos, infrutíferos. Sem nenhum fundamento. Gostaria de saber se tudo essa "auê" trouxe para alguém algo bom, saudável e se resolveu alguma coisa. Sei que nesses momentos os hormônios de vocês estão nas alturas e suas opiniões e ideologias são primordiais, e tudo q vocês querem é expeça-la, sendo elas certas ou erradas. Vocês tem todo o direito de se expressarem, mas mesão suas palavras, não ajam por impulso, pois dessa forma só sai merda. Para se expressarem vocês devem pensar e refletir com relação a um comentário coerente. Quando nos envolvemos em discussões com assuntos delicados e levamos para um lado pessoal e ainda não temos um bom conhecimento sobre o assunto e falamos sem pensar, só nos coloca em uma posição de inferioridade! E quão se é pequeno intelectualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo isto que acontece é que Deus criou não robos mas seres pensantes com ideias proprias que no final dessa caminhada todos nós iremos dar conta dessas mesmas ideias proprias que temos é que nos ira julgar não se preucupe cada um de nos ira dar conta dakilo que nos mesmos plantamos nesta terra, ideias,atitudes comportamentos,acções.

      Excluir
  27. e verdade temos que ter muita fe em deus mesmo a vida e muito curta nela estamos de passagem

    ResponderExcluir
  28. MEU NOME É PAQUSTÃOZINHO FERREIRA, E A ÚNICA COISA QUE TENHO A DIZER É QUE NÃO SOMOS NADA APÓS A MORTE, TEMOS QUE VIVER A VIDA FELIZ E SEMPRE FAZER O BEM AO NOSSO PRÓXIMO E TER FÉ EM DEUS E ACREDITAR QUE DIAS MELHORES EM OUTRO PLANO VIRÃO.
    TENHA MAIS É SUAS FÉ !!!!!!

    ResponderExcluir
  29. SOU FRANCISCO GLEYDSON SOUSA DOS SANTOS E ALERTO A TODOS:ACEITE O NOSSO SENHO JESUS CRISTO COMO NOSSO SALVADOR ANTES QUE ESSE PROCESSO DE MORTE CHEGUE ATÉ NÓS,ASSIM PODEREMOS DEIXAR ESSE MUNDO EM PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amigo faça sua parte como cristão, pregue a palavra até mesmo a aqueles que não dão ouvidos. Eu vou começar a fazer isso também.

      Excluir
  30. Quanto tempo leva todo esse processo?? Até o corpo virar apenas ossos... Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Interessante......assustador...introspectivo.........inevitavel...........Eliz.Parabens p/ materia.

    ResponderExcluir
  32. o ser humano tem em si 5 areas(area da saúde,area familiar,area sentimental, area financeira e por fim a espiritual) a qual devemos nos preocupar em termos mais por causa do pecado so se preocupam com as que eles acham que tenhem controle maximo e deixam a mais importante para traz a area espiritual que quando aceitamos Jesus cm nosso Senhor e salvador não do nosso ser fisico corpo mas do espiritual(alma que é a parte aonde nos produzimos sentimentos bons(cm amor) ou maus(cm odio) e tambem é a sede que comanda nossas emoções e o espirito que nos liga ao Criador Deus),comexamos a entender com mais clareza todos os porques da existência,Deus não obriga ninguem a aceitar Jesus mais quem quer saber mais dos porques da vida esses sim interressam-se em querer saber e aceitam entrar por essa area da vida a espiritual pk é algo transcidental que mentes naturais não estao capacitadas a entender a não ser akeles que aceitam a Jesus e ao inves de colar culpas em pessoas e Ser que nada tem haver assuma suas proprias culpas cm pessoas falhas, errantes, pecadoras, imperfeitas nessecitadas de um Ser supremo que nos eduque e nos corrija na perfeita maneira de viver nesta vida que considero cm escola a qual nos msm decidimos saber ou não o que queremos fazer.Deus é nosso Pai sim mas nos cm filhos rebeldes queremos tomar nossas proprias decisões e andar nos caminhos formados por nós depois quando da errado não assumimos mas culpamos pk é mais facil pra nos ser vitima.

    ResponderExcluir
  33. ADOREI ESSA PUBLICAÇÃO ESTOU FELIZ POIS ISSO ME AJUDOU MUITO, PARA O CONCURSO Q IRE PRESTAR NESTE FINAL DE SEMANA , COMO PRETENDO ENTRAR PARA ESSA ARÉA FOI MUITO EMOCIONANTE PARA MIM. MUITO OBRIGADO A VOCÊ Q FIZ ESSA PUBLICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  34. É este o fim que espera a todos nós, quer estejamos já cheios de anos nas costas, quer ainda na flor da juventude. Não importa. A morte está sempre à espreita. Sempre. O pior é ver que este post, que deveria induzir-nos à reflexão, deveria nos mover a ser mais tolerantes e compassivos com o próximo, foi o palco de mais um afã de discussões inúteis e debates burros de opiniões subjetivas. É, parece que de jeito nenhum o ser humano aprenderá a viver a sua essência, que é amar, e aplicá-la na sua relação com os outros. Afinal, nunca é demais lembrar: vamos todos terminar neste monte de carne podre e ossos secos, um dia.

    ResponderExcluir
  35. fiquei com nojo ... meu corpinho ...que dó que dó!!!!

    ResponderExcluir
  36. Também gostaria de saber se mesmo no tumulo fechado acontece issso, e em dois anos como estara?

    ResponderExcluir
  37. somos um nada,mesmo..em vida só vaidade,em morte so ossos,devemos ser mais humilde em tudo.tinha essa curiosidade,não gostei muito não,mas valeupor uma reflexão..

    ResponderExcluir
  38. AJL,26 de novembro de 2013 17:41 Boa tarde à tds. Temos sim de cuidar-mos do nosso corpo,pois é a nossa casa aqui nesta terra,mas não a ponto de ficar-mos tão preocupados em esculpi-lo em academia ,olhando se a bunda está ficando empinada e colocando próteses de silicone nos seios, pois como vimos nas fotos acima tudo apodresse rapidamente. O que temos é crer que há um criador o SENHOR JESUS, e que a nossa vida, graças à DEUS não se limita apenas a esse mundo. Somos seres espirituais habitando num corpo físico. Próprio filho de DEUS, quando esteve fisicamente neste mundo precisou de um corpo, mas ELE ensinava somente sobre o amor,fé em DEUS,e nos ensinou em sua palavra a Bíblia p/ termos a esperança da ( VIDA ETERNA). ELE disse: eu SOU o CAMINHO, aVERDADE e a VIDA e que ninguém vai a DEUS se não por ELE ,

    ResponderExcluir
  39. Foi útil. Estou estudando para concurso de necropsia da civil. Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Aprendi muito sobre o assunto. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  41. Pra mim tbm foi muito util, eu estava buscando certas respostas mas nao tinha coragem de pesquisar mas hj foi o dia..apos 5 meses de ter perdido meu unico irmao assassinado por marginais em Ctba-pr que apos espancado por cerca de 12 marginais a pauladas segundo testemunhas , ainda saiu andando e se refugindo num matagal a cerca de 400metros do ocorrido e sendo encontrado somente 7 dias apos,,Policiais nao permitiram que eu o visse pelo estado do cadaver, muitas pessoas viram mas eu nao me permitiram, segundo eles por ser meu irmao,,hj eu eu sei que foi melhor assim, foi reconhecido formalmente por tatuagens e Cabelos compridos...

    ResponderExcluir
  42. Perdi um filho de 7 anos com leucemia, presenciei sua morte. É muito duro. Mas creio que seu Espírito foi recolhido por Deus. Pq nosso corpo não é nada. Mesmo, diante disso, gostaria de estudar medicina forense, acho interessante o trabalho de um médico legista.

    ResponderExcluir
  43. Como é importante sabemos e aprendemos sobre como funciona o trabalho deste maravilhosos profissionais forenses

    ResponderExcluir
  44. parabens pelo conteúdo.... me ajudou bastante na compreensão sobre rigor motis. Espero que postem mais materiais, pois é dificil encontrarmos reportagens com imagens e descrições. parabens ao grupo. Se puderes coloquem sobre morte por envenenamento. vou adorar compreender os passos do organismo.

    ResponderExcluir
  45. Realmente nao tem como nao acreditar em Deus ! tudo que esta escrito na Biblia !vemos e ouvimos e lemos, nestas imagens e nestes comentarios,meu Deus é assustador estes comentarios, por isso Deus diz que muitos sao os chamados e poucos os escolhidos, voces que ja conhecem a palavra nao se irem! esta escrito que nao se deve falar para quem nao esta enteressado em ouvir, enquanto tiverem o EU, jamais conheceram o Senhor dos exercitos, nao fazem ideia de quem falam,O REI DOS REIS, do fundo do coraçao peço a Deus que perdoe a quem nao tem conhecimento, orarei por vos para que Deus na sua mecericordia os perdoe, é assustador o que esta por vir, humanamente falando nao teria palavras, cuidado com o que dizem, sabem como Deus criou o mundo? com o verbo, nao usem voces o verbo de forma inrresponsavel, modem se maguar, nao se irem ,controlem-se e nao descutam, observem e se rendam com evidencias ao REI.

    ResponderExcluir
  46. Puta q pariu, que vaidade escrota, tanto dos que crêem como dos que não... qual a relevância desse tititi com o mote do post? Que interessa a alguém esse tipo de paradigma pessoal? Discussão estúpida, infrutífera e egocêntrica, debate em nome de consenso nenhum, bate boca inconclusivo e inutil... Parem de bater boca e vão bater uma punheta, daqui a pouco todo mundo estará morto, e morto não bate boca e nem punheta.

    ResponderExcluir
  47. O Ser Humano esta convertido a Uma verdade invertida.... Ludibriado por contos e estorias da carochinha.... Tudo que existe e existiu foi preciso e necessário para a lapidação humana. Estamos nesse mundo por desrespeito, rebeldia e abuso do livre arbítreo... Temos que nos informar do real início de Tudo e não nós condicionar através de cultos, temos que ter CULTURA RACIONAL....

    ResponderExcluir
  48. Jesus Disse: " O que Semeia na Carne ceifará corrupção, mas o que semeia no Espírito terá a Vida Eterna.
    Só uma coisinha: eu já vi algumas remoções ( exumações de corpos pelo prazo excedido na gaveta), e o costume é de cada um, mais dizem que se colocar uns algodão no nariz, no ouvido, e fechar a boca com cola Super Bonder as larvas não entram. Um coveiro me contou que foi abrir uma campa mutio antiga que só tinha caveira, dentro da caveira tinha uma urutu- cruzeira (cobra venenosa conhecida como cruzeira por ter uma marca semelhante a uma cruz na cabeça). mais o comentario é meu. Luisa Cruz de Cruz Alta- RS

    ResponderExcluir
  49. gostaria de saber quanto tempo a lingua demora para se descompor totalmente? dizem que o ultimo .mas nao tenho certeza

    ResponderExcluir