12 de jun. de 2012

Bonnie e Clyde - Especial: Dia dos namorados



Decidi fazer um post especial para deixar seu dia dos namorados mais macabro "romântico" falando sobre um dos casais mais quentes.
Estou falando do casal criminoso que acredito eu um dos mais famosos que existe: Bonnie Parker e Clyde Barrow.


Bonnie Parker 1910 - 1934
Bonnie Elizabeth Parker nasceu no dia 1 de outubro de 1934 em Rowena, TX, EUA. Bonnie teve uma vida pobre ao lado de sua mãe e dois irmãos, seu pai morreu quando ainda tinha 4 anos, sua família então se mudou para Dallas, no mesmo estado. 
Apesar de sua condição social, era uma ótima aluna de inglês e redação, escrevia ótimos poemas, inclusive venceu para sua escola num concurso. Na adolescência sua facilidade com a escrita fez com que chegasse a trabalhar escrevendo introduções de discursos para políticos locais. Era uma jovem inteligente, de personalidade e cheia de força de vontade. Bonnie era loira muito bonita de 1,50 m e 41 kg.
Seu talento para a poesia ficou expresso em dois poemas que se tornaram famosos após sua morte "Suicide Sal" e "The story of Bonnie and Clyde".
Ela se casou em setembro de 1926 aos quinze anos com Roy Thornton, um rapaz da área, mas não durou muito e se separaram em janeiro de 1927 e Roy foi condenado a cinco anos de prisão por roubo pouco tempo depois. 

Clyde Barrow 1909 - 1934
Clyde Champion Barrow nasceu em 24 de março de 1909 em Condado de Ellis, KS, EUA. Nasceu em uma família pobre de pequenos fazendeiros. Com 16 anos foi preso pela primeira vez ao fugir de um polícial quando foi pego dirigindo um carro alugado em seu nome e que deveria ter sido devolvido à algum tempo. Sua segunda prisão foi junto com seu irmão Buck, por roubar perus de uma propriedade. 
Mesmo conseguindo pequenos trabalhos entre 1927 e 1929, Clyde continuou praticando pequenos furtos em lojas de conveniência e roubando carros. Apesar de ser principalmente reconhecido como assaltante de bancos, a preferência de Clyde era por pequenos roubos em postos de gasolina e lojas.
De acordo com o historiador John Neal Phillips, e ao contrario da errônea imagem fria de Clyde Barrow passada no clássico filme Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas de Warren Beatty, o objetivo de vida de Clyde não era ficar famoso e rico assaltando bancos mas se vingar do sistema carcerário americano pelos abusos que havia sofrido em suas prisões. Segundo Phillips ele na verdade se sentia culpado pelas pessoas que assassinava.

Bonnie e Clyde
Em 1930, quando Bonnie trabalhava de garçonete, conheceu Clyde o homem que mudaria sua vida. Os dois tinham a mesma idade e se apaixonaram imediatamente, Bonnie largou tudo para seguir seu amor. Montaram uma quadrilha conhecida como Barrow Gang e nos anos seguintes levaram o terror à população dos estados centrais dos EUA. Assaltavam e matavam civis e polícias que cruzavam seu caminho. 
Em 23 de maio de 1934 foram mortos pela polícia dentro do carro em que dirigiam, numa emboscada montada pela polícia numa estrada deserta da Louisiana. 

Curiosidade:

Antes de morrer, durante uma fuga, Clyde escreveu uma carta com endereço para Henry Ford elogiando a excelente mecânica V8 dos Ford's que construiu. Abaixo está o texto da carta:

"Tulsa - Oklahoma
10 de abril

Sr. Henry Ford
Detroit - Michigan

Enquanto ainda tenho ar em meus pulmões, escrevo para dizer, que carro elegante o senhor construiu. Tenho dirigido exclusivamente Ford's, quando consigo roubar um. Para manter a velocidade e a liberdade longe de problemas, o Ford deixa os outros carros para trás e, se meu trabalho não é estritamente legal, também não me ofendo ninguém ao dizer que magnifíco veículo o seu V8.
Sinceramente seu,
Clyde Champion Barrow."

Filme "Bonnie e Clyde - Uma rajada de balas" dublado, link para baixar aqui ou aqui.


  • Obs: Hoje é também aniversário do blogueiro João Mendonça não podia deixar passar em branco, parabéns meu companheiro de "trabalho" haha

3 comentários:

  1. eles se casaram em setembro de 1926 e terminaram em janeiro de 1926? G_G

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo alerta Rafaela. Foi um erro de digitação. Já concertei...

    ResponderExcluir
  3. No começo também está dizendo que a Bonnie nasceu 1º de outubro de 1934.. 1934 foi a data de sua morte. Escrever um blog tão extenso e com um material tão excelente, as vezes cansa, é quase irrelevante, mas é bom deixar tudo certinho, o blog merece.

    ResponderExcluir